quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Formulário- Web quest
Formulário de Planejamento da WEBQUEST
Título da WEBQUEST CADEIA ALIMENTAR
Disciplina
CIÊNCIAS
Série 3º ANO
Nome do Professor ANDRE CURSINO, BERTONI ANTUNES E SILVIA NOGUEIRA.
Email do Professor andrepedag@yahoo.com.br, bertoni18@hotmail.com, pilnog@hotmail.com
Parâmetros: insira os objetivos presentes nos PCNs que você planeja trabalhar com os alunos
Estimular e aprimorar a capacidade de observação, discussão e avaliação de fatos e fenômenos;
Organizar e registrar as informações através de desenhos, tabelas, listas e textos.
Cenário/ pergunta-chave: faça uma descrição do problema ou desafio que os alunos vão resolver. Crie um problema motivador para os alunos que vai atraí-los para a WEBQUEST. Inclua uma pergunta básica
Todos os animais comem o mesmo tipo de alimentos?
Tarefa: defina uma tarefa para o aluno como resultado de sua aprendizagem. Introduza instruções passo-a-passo e ferramentas básicas que os alunos precisarão para reunir as informações sobre o tópico.
Nós seres humanos somos animais onívoros, pois nos alimentamos de carne e vegetais.
1- Crie um cartaz representando uma cadeia alimentar.
2- Em grupo apresentar o cartaz para os colegas de classe.
Recursos: liste sites da Web que os alunos poderão utilizar inicialmente para realizar a WEBQUEST, englobando links interessantes, tutoriais, guias de orientação e glossários que os alunos usarão para desenvolver a WEBQUEST.
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1074
http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html
Critérios de Avaliação: descreva como será a avaliação dos produtos que os alunos criarão como resultado da tarefa.
Informação levantada,
Organização da informação,
Apresentação oral,
Desempenho do trabalho em grupo e
Produção de cartazes.
Rubrica: faça uma verificação sobre o que foi previsto no planejamento inicial e o desenvolvimento da WEBQUEST, mediante organização e sumarização das informações coletadas
Iniciante Profissional Mestre
PROCESSO
Informação levantada Insuficiente, sem conseguirem analisar todas as fontes de informação sugeridas Suficiente, todos os dados pedidos foram encontrados Bom, todos os dados pedidos foram encontrados e analisados corretamente
Organização da informação Insuficiente - informação desorganizada e sem coerência Suficiente - a informação encontra-se organizada e com estrutura coerente Bom - a informação está bem organizada, de forma coerente e com um produto final explícito.
APRESENTAÇÃO
Apresentação Oral Suficiente -Informação essencial, boa organização e linguagem compreensível Bom - consegue captar o interesse da audiência, exposição interessante e informação apropriada Excelente - linguagem apropriada, envolvimento do público e clareza na exposição
TRABALHO EM GRUPO
Desempenho no trabalho em grupo Suficiente - atitude positiva e integração das várias opiniões Bom - boa organização do grupo, boa dinâmica interna e partilha das várias opiniões Excelente - bom trabalho de grupo, integração das opiniões individuais e definição de papéis
PRODUTO FINAL
Produção de Cartazes Insuficiente - espaço mal distribuído, materiais de produção mal escolhidos Suficiente - distribuição de espaço conveniente, materiais adequados Bom - boa distribuição de espaço e bons materiais utilizados
Bibliografia: faça as citações e fontes aqui
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1074
http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
App GrafoGame Brasil
Jogo de alfabetização português Prepare seu filho ou aluno para o sucesso na leitura! O lançamento do GraphoGame no Brasil é uma ação do Mi...
-
Esta é a atividade que mais gostei. Ela foi aplicada na Escola Aliete em Guaratinguetá,vi os frutos deste trabalho,e os colhi. Vale a pena a...
-
Esta sequência didática tem a finalidade de mostrar um pouco da história da cidade de Potim/SP, e da Festa de seu padroeiro. Sequencia Di...
-
Este filme, o meu par, Luciana e eu, fizemos. Foi uma experiência legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário